sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de São João em São Cristovão - Feira de Culturas Nordestinas e suas Cozinhas

Minhas raizes resolveram aflorar essa semana, muito bem acompanhada de um dos melhores cozinheiros que já conheci almocei outro dia no Bar do Arnaudo, logo em seguida fui com um amigo ao Tacacá do Norte e nesse feriado embuida de um desejo impar de comer mais delicias nordestinas resolvi correr atras da maior concentração dos meus conterraneos fora da sua regiao, o CENTRO DE TRADIÇOES NORDESTINA LUIZ GONZAGA, muito conhecido pelos cariocas como Feira dos Paraibas ou Feira de São Cristovão, pela localização. Comecei a escutar Fagner no quarto enquanto me arrumava, tudo para entrar no clima de forró e lembrar de quando minha mãe colocava o disco dele nas alturas e, por conta disso sei a maioria das letras de suas músicas.
Com as malas prontas pra mais uma temporada em São Paulo, descobri hoje mais um motivo para voltar para o Rio correndo. Se lá tudo me encanta por ser novo, aqui me encanta pelo contrario, pelas boas lembranças guardadas. E fico impressionada, como é que vivendo há dez anos no coração de Copacabana, nunca havia me levantado da cama com essa vontade de ir conhecer aquele lugar incrivel. Pois bem, erro corrigidissimo hoje!
Quinta da Boa Vista
O metro foi a minha escolha, segui ate a estaçao de Sao Cristovao e la me informei como chegar, um rapaz nao muito feliz me disse que se as pessoas soubessem como é longe nunca iriam de metro. Eu meio desconfiada resolvi perguntar para alguem mais bem humorado e a dica foi das melhores, atravesse a 'Bela Vista da Quinta' suba uma rua, desça a outra e surpresa.... lá estaremos nós e nossa feira!!!! 
Os portoes costumam ser abertos as 10hs da manha e ate certa hora da tarde os ingressos nao sao cobrados, com o inicio dos shows que animam a noite isso muda. Mas ha musica o dia inteiro rolando nos dois palcos situados um em cada ponta do recinto oval que abriga 700 barracas com temas variadissimos. Sao ruelas pequeninas onde os barraqueiros vendem desde produtos gastronomicos nordestinos tipicos a camisetas. Ha uma rua principal, central e mais larga que liga as duas pontas, nela se localizam os maiores restaurantes. 
As pequenas ruas da feira
Esses restaurantes servem de tudo um pouco, a preços até razoaveis e porçoes que alimentam uma familia de 5 pessoas tranquilamente. Eu, preferi encarar um rodizio de comidas tipicas?! Otima ideia nao acham?! Eu adorei, pude provar um pouco de tudo sem o desperdicio enorme dos pratos fartos e diversos que eu gostaria de degustar. De cara, abrimos o festival de guloseimas com queijo coalho, torresminhos, macaxeira quentinha, batata frita, linguiça calabresa, farofa de banana e paçoca de carne de sol. Eu ja havia provado a  paçoca em outra ocasiao e confesso nao ter sido feliz, entretanto toda má impressao foi embora. Não é nada muito engraçado, mas vale conhecer, é quase uma farofinha com a carne toda desfiadinha e torrada. Seguimos com baiao de dois, que nao me tirou o folego assim como fizeram a vaca atolada e a picanha de sol. A rabada tambem estava espetacular e o feijao de corda era bem diferente de todos que ja degustei, nao vinha carregado com coentro como alguns lugares e era cheio de quiabos cheirosos e sem baba alguma. O carneiro estava bom e o arroz, bem arroz é arroz...... de sobremesa encarei ainda um doce de banana espetacular feito na casa e pedi um de caju que deixou um pouco a desejar.
A pergunta era inevitavel..... e tudo mais que havia nas outras centenas de bancas?! Eu nao ia provar?! Claro que sim não e? 
Essa cozinha é toda feita de vidro.
Ja vi muita gente torcer o nariz e dizer que nunca comeria ali ou que é sujo, que nao conhecem a procedencia, pois bem eu vim conferir e tirar todas essas duvidas. Obviamente estive bem na porta da cozinha observando. Cozinha bem cheia por sinal, o montante do trabalho é muito grande, são centenas de refeiçoes servidas diariamente que chegam a triplicar nos domingos. Nao vi nada de bizarro que chamasse minha atençao de forma gritante, pelo contrario, a cozinha estava bem limpa e com um aroma muito agradavel da carne na panela. Para aqueles mais ceticos e com alguma duvida eu aconselho observarem, alguns dos restaurantes do local sao bem confiaveis e construiram suas cozinhas toda, eu vou repetir TODA em vidro. Dentro ou fora do recinto voce ve o que esta se passando. Vamos combinar, é fantastico!!!! Agora se nem assim voce acreditar na boa fe de quem vai lhe servir, é melhor começar a fabricar a sua própria carne de sol. Eu confesso que a minha é particularmente linda, deliciosa e de ótima procedencia ja que sou quem fabrica. Existem varios metodos de fabricaçao é so encontrar um que se adapte ao seu jeito e pronto, o que nao pode é deixar de se deliciar com essa iguaria de sabor unico.
Sorvete de Paçoca
Unico tambem foi o sorvete de paçoca doce que eu encontrei logo em frente ao restaurante que almocei. Fui com a intençao de provar o de pitanga, mas me deixei seduzir e assime stou ate agora.
Nas minhas andanças encontrei ainda bolo de massa puba, bolo de rolo, doce de buriti, muitas rapaduras e cachaças, goiabada cascão daquelas que ainda vem na caixinha de madeira, manteigas de garrafa e pimentas, dende e tapioca pra todo lado.
Arrisquei mais uma vez o doce de caju, numa lojinha bem simpatica onde fiz quase todas as compras e dessa vez.....hummmmmmm!!!!!! Bom demais da conta!!!!!!
Essa foto foi tirada de uma ruela, cozinha em vidro.
Bem,com tantas sacolas o metro ficou inviavel e o ponto de taxi na saida era uma alternativa bem pratica e prazerosa, afinal o sono estava batendo. So que antes de ir, uma passadinha perto do palco pra um 'bate-coxa' afinal, ir a paraíba e não dançar forró é impossivel e ja que queriamos nos sentir la......
Eu espero que tenham se divertido e coloquem o programa na agenda do final de semana por que eu continuo aqui comendo meus quitutes e voces com ACOZINHADELES!!!!!!




Até a próxima......

Feira de Sao Cristovão - Pavilhão de Sao Cristovão s/n
ter a qui de 10hs as 18hs
sex de 10hs ate as 20hs de dom.
tel.: 3234-7376

Um comentário: