sábado, 28 de maio de 2011

Gosto com Gosto e Festival Gastronômico de Visconde Mauá

Demorou, mas tenho certeza que vai valer a pena. No último final de semana do dia 13, estive em Visconde de Mauá ajudando na realizaçao do Festival Gastronomico que traz como estrela o PINHÃO. Podemos dizer que realmente o Pinhao era uma estrela por que a constelação era enorme. Chefes incriveis, insumos da maior qualidade, vinhos que completam o charme da regiao e sim muitas novidades. Muitas histórias que merecem ser contadas e claro é o que vou fazer agora.
Pra começar vamos falar de um queridissimo amigo o Chef Marcio Moreira do Panela Brasil que chegou arrebentando na aula trazendo a tira colo panelas de ferro que todo mundo adoraria ter em suas casas e agora já pode. Com preços acessiveis a nós pobres mortais a fabrica traz chapas incriveis, formas, frigideiras que abrem o apetite por si só. Fica fácil se tornar um mestre cuca e impressionar em casa! O chef que é trabalhou durante muito tempo no programa Mais Você da TV Globo e agora galga caminhos mais altos ainda tirou da manga sua ultima cartada e me apareceu com uma carne de lata. Isso mesmo carne de lata. Aquelas que lá na minha roça antigamente era o meio de sustento das familias da fazenda. Pra quem nao sabe, onde é dificil o acesso a eletricidade geladeira nao adianta muito para conservamento de alimentos entao a forma mais eficaz era a salga de carnes ou a lata, mantida com gordura de porco e os pedaços a serem guardados. A gordura mantinha durante meses aquela carne ali e era obviamente absorvida o garantia um sabor unico. A degustaçao vai acontecer em breve e volto pra contar se essa industrializada tem esse mesmo sabor inesquecivel.

Seria injusto não chamar essa pessoa de queridissima tambem, a Chef Marcia Pinchemel vinda diretamente de Pirinópolis GO mandou muito bem na sua receita de Maria Quenga do Cerrado. Uma receita de arroz negro, frango, milho, pimenta e o imperdivel baru. Pra quem nao conhece, é uma oleaginosa cumpridinha com sabor meio adocicado e amadeirado. Eu sou apaixonada e se quiser conhecer vale a pena ir até Goiás viu. Essa pessoa fantástica que comanda o Le Bistrot ha muitos anos, tem hoje uma nova casa tão aconchegante quanto a primeira,  mas ainda leva como saudosismo as lembranças das milhares de folhas de louro que ficavam jogadas no pequeno salao inundando a todos com aquele aroma peculiar e abrindo o apetite claro. O nome da casa é inspiração carioca do antigo Le Bistrot em Copacabana na quadra da praia, ela me disse ser exatamente isso que desejava, um lugar como aquele, um pequeno Bistrot. A casa de inspiração fechou, mas o sua se tornou referncia de boa comida e de qualidade, levada inclusive ao Prazeres da Mesa SP com todo merito claro.


Poderia falar de todos com muito carinho e muita admiração, mas vou fechar comentando a respeito de um Chef que já conhecia, mas que continua me impressionando cada vez mais,  Wanderson Medeiros do Picuí em Maceió, que veio com tanta calma e tranquilidade que passava até uma paz perto de toda correria que é organizar um evento desse porte. O Chef ensinou com maestria como podemos fazer uma deliciosa carne de sol em casa que nao deixa a desejar a nenhuma outra encontrada por ai nos grandes restaurantes, pelo contrario, é a que voce vai experimentar no restaurante dele, pois o proprio fabrica sua carne de sol a ser servida aos comensais. Com muito respeito por aquilo aquilo que faz,  degustamos depois de uma aula fantastica a famosa carne de sol acomapanhadissima de um pure de abobora, dadinhos de coalho frito e um chips de batata doce feito com casca e tudo, é de ajoelhar e agradecer aos ceus por tantos sentidos estimulados. O rapaz é multifacetado, alem de comandar o Picuí, ainda apresenta programas na TV local, participa constantemente de eventos como esse ensinando o que a simplicidade aliada a boa tecnica pode fazer pelo alimento e por nosso paladar. Nao se iluda achando que essa maravilha foi preparada de qualquer maneira e servida, ela foi meticulosamente submetida a horas de cozimento lento a vacuo em baixa temperatura. Esse Chef em especial merece toda uma atenção já que preparou ainda para nós que participavamos do evento um delicoso sururu que acalentou um pouco o friozinho da noite da Serra.

A presença de tantos Chefs renomados aumenta perceptivelmente o turismo ja bastante alto pela area. Podiamos encontrar por lá ainda Frederic Monnier da Brasserie Rosario RJ, Rodrigo Martins da Cantina Vino!SP, a llindissima Daniela Martins filha do saudoso Paulo Martins responsavel pela difusao da alta gastronomia paraense, a moça comanda com honra o restaurante La em Casa em Belem vale a viagem, Mariana Valentine Valentina SP, o dono dos canolli Carlos Bertolazzi do Zena SP, Rafaela Louzada que esta de volta ao Rio com novidades, a querida Ana Bueno do Banana da Terra em Paraty RJ que arrasou com suas sobremesas incriveis e o tal sorvete de canela rs, por ultimo e nao por isso menos importante minha amiga querida Anandida Jeremias braço direito da Chef Monica Rangel que esse ano abriu belissimamente o jantar com uma torta de truta fresca acompanhada de salada. Toda equipe merece destaque, o pessoal da filmagem que estavam presente em todas as horas, os jornalistas, a tv local.
Se voce ainda nao teve oportunidade de estar em Visconde de Mauá, essa é sempre uma boa hora, já que o prazer de comer esta exposto 24 hs no local. O Festival acontece sempre em maio e é composto por um jantar no primeiro dia realizado normalmente a 8 maos, aulas durante os dias que seguem e a competiçao dos restaurantes da regiao, que trazem nas suas receitas o bendito pinhao como  ingrediente chave. Tudo isso só é possível por que a Chef Monica Rangel do restaurante Gosto com Gosto, que concorre ainda essa semana como melhor comida brasileira pela Prazeres da Mesa, toma frente o evento. Isso já a 18 anos, fazendo dele um dos mais respeitados e tradicionais existentes, referencia de inovaçoes e insumos ainda meio desconhecidos da maioria da população.
Falar de Monica e nao citar o Gosto com Gosto é impossivel, a alma da vila é o aroma que sai dos fornos a lenha, do seu fogao a lenha, dos seus tachos de cobre, e dos seus pratos servidos com tanta dedicação.A cozinha tem uma estrutura diferente de todas as outras, entrada de ar por todos os lados, uns degraus que deixam em evidencia o Chef Mi na falta da dona da casa, dali ele observa todos e organiza tudoa sua frente uma area fria, mais ao lado a lavagem, na direita do outro lado os fornos e o fogao a lenha e do lado de fora uma camara fria inacreditavel que é sonho de consumo de muita gente, repleta de insumos fresquinhos da regiao, cogumelos salmao, trutas salmonadas ou nao, e muito mais.
 Nesses momentos que passei dentro do restaurante, algumas fotos eu deveria ter feito, mas a correria era tao grande que duas coisas me chamaram muita atençao, a primeira foi a imagem de uma termomix ao lado de uma leiteira, aquelas bem antigas, usadas somente nas fazendas pra transportar leite de uma para outra, devia ter seus 15 litros talvez. Achei aquilo realmente o maximo de exemplo de perfeiçao, a qualidade e tecnologia a favor do paladar. A segunda coisa.... a frase da Chef que deveria estar esampada em todas as cozinhas do pais, "-A pressa é inimiga da REFEIÇÃO!", não é perfeito?! Quem está lá sentadinho não precisa ver voce se matando de correr, entao faça com calma e serenidade, ele não esta com pressa e se voce for organizado, tudo vai fluir e acabar muito bem. Certeza e garantia de bom trabalho.

Monica ainda é responsavel pela organizaçao do Cruzeiro Gourmet e participa durante todo ano de diversos eventos gastronomicos difundindo qualidade e praticidade do que faz.

Sei que o post ficou grande, mas perto dos 3000 acessos  achei merecida as citaçoes e a sorte de ter falado desse evento, que pessoalmente marcou minha vida no ano passado, garantindo a certeza daquilo que eu amo fazer e me levando a conhecer pessoas que me proporcionaram oportunidades  de estar em sao paulo trabalhando nos melhores restaurantes da cidade e vindo contar tudo isso pra voces atraves desse estimado blog. Por isso obrigada pela atençao destinada as  minhas singelas palavras e as lagrimas que correm no meu rosto emcoionada agora.
Essa é a minha cozinha e  acozinhadeles!



www.lebistrotpirinopolis.com de Marcia Pinchemel

www.picui.com.br  de Wanderson Medeiros

www.gostocomgosto.com.br de Monica Rangel

www.laemcasa.com de Daniela Martins

www.lojavino.com de Rodrigo Martins

www.brasserierosario.com.br de Frederic Monnier







Um comentário: