sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Le Pré Catelan

Hoje é o dia do retorno, nenhum dia seria melhor, na bagagem muita história pra contar e muitas cozinhas pra mostrar. Ficar fascinada com a diversidade de todas elas é muito fácil e cultuar seus sabores é a única forma de ser justa. Por isso nesse exato momento eu quero mostrar o que a união de grandes chefs pode fazer por nós além de satisfazer nossos mundanos (e deliciosos) desejos.
No próximo domingo (20/fev) um time de 21 CHEFÕES vão se reunir na cozinha do Le Pre Catelan para realizar um jantar beneficente em prol das vítimas de enchentes nas serras cariocas. Quem tiver o prazer único de estar por lá vai poder apreciar um menu farto e incrível, iniciado por uma amuse bouche seguida por cinco pratos e uma sobremesa que na verdade é uma seleção de mini doces.
Mas como aqui a gente fala de cozinha, alguém ja se perguntou o tamanho dessa para caber tanta gente????
Pois é, são 42 mãos preciosas se esbarrando entre um prato e outro?!?
Eu posso afirmar que não.
Da cozinha do Le Pre Catelan sai quase tudo que é consumido no Hotel. Desde do Horse's Neck, Room Service, banquetes e até a comida dos funcionários.
Como ouvi ao entrar nela uma vez, é a junção da alta e baixa gastronomia.
Quem põe ordem  na casa é ninguém menos que o chef Rolland Villard, que teve a oportunidade de conviver com nomes como Bocuse, Lenôtre, os Troigois e Vergés.  Premiado pela Academia de Culinária Francesa ele hoje é o único chef  francês no Brasil, membro dessa grande instituição respeitada em todo mundo.
Ele apresenta em seu restaurante um menu exclusivissimo amazônico que inclui preparos com bacuri, tambaquis e outras iguarias nacionais, algumas servidas em potinhos feitos de uma casca com desenhos indigenas. Mas não foge a tradição e excelência francesa perceptível na sua trilogia de foie gras e nos pratos executados com manteiga president.
Só que aqui a gente fala de cozinha e é pra la que nós vamos.... então imagine um enorme quadrado. Agora imagine um maior. rs
Vamos colocar o menor no meio desse outro,
dentro dele ponha um garde manger bem espaçoso acoplado a uma camara fria (uma das 5 existentes), ligada a cozinha quente principal. Atrás disso tudo um espaço gigante para os preparos maiores, os de banquete normalmente responsabilidade do do capaz Sub Chef Reginaldo que distribui um aroma singular quando inicia suas preparações. Nessa parte do quadrado temos uma bancada de inox onde devem trabalhar no próximo jantar  os grandes chefs. Atras dois fornos combinados,  algumas estufas, fritadeiras umas 3, fogao e panelas industriais, acho que contei umas 4, rs.
À frente, seguindo a linha do outro quadrado maior, podemos ver o açougue, entradas para outras camaras frias, ao lado a area de lavagem dos utensílios, seguido por um corredor extenso onde se encontra a confeitaria e bem ao final a padaria.
Vamos fazer uma paradinha por aqui. A confeitaria merece destaque por tres motiivos, primeiro Dominique Guerin, segundo suas obras de arte e terceiro a sua equipe extremamente simpática e detalhista.
Na padaria pães diversos, croissants e novidades quentinhas direito do forno. 
Continuando o contorno do nosso quadrado gigante chegamos a maior das camaras frias onde fica armazenado em gigantescas prateleiras quase todos os frios, laticinios usados com mais frequencia. Em outra parte toda etiquetada os preparos diarios como molhos, coqueteis. Terminando nossa jornada a area de lavagem das louças, a sala das louças, a dispensa e o que não poderia faltar na cozinha...... uma máquina de café!!!!!!!!
Tenho que ressaltar a limpeza exemplar das camaras e bancadas, a eficiência principlamente do garde manger e a equipe especializada que tem amor real por aquilo que faz.
Se com todos esses detalhes eu ainda tiver esquecido alguma coisa e você tiver dúvidas se cabe ou não tanta gente cozinhando junto, não se impressione se eu disser que essa cozinha trabalha com poucos funcionarios, em torno de 13 pessoas mais ou menos. Observadas de perto pelo Chef de sua salinha que fecha nosso tour. A cozinha é bem organizada e  planejada, arejada, de fácil circulação é uma das mais interessantes que pude conhecer. Apesar de muito grande tudo que precisamos está sempre muito perto de cada área específica.

Recheada de boa vontade e disposição essa casa vai ressaltar mais uma vez a importância do que os cozinheiros de hoje fazem e ainda podem fazer. Nomes como o de Jun Sakamoto, Roberta Sudbrack, Frederic Monnier, Flavia Quaresma, José Hugo Celidônio, Francesco Carli , Alex Atala, Bassoleil e Felipe Bronze (que parece ter iniciado o projeto) estão entre os grandes de domingo, mas temos muitos outros tao grandes quanto moviementando as panelas por causas como essa.
O jantar começa com um coquetail no Fasano as 18:30hs e termina com vista estonteante de um dos cartões postais mais belos do mundo no salão do Le Pré Catelan e todo o mais que esses comensais merecem.

DESTAQUE: Os chefs Damien Montecer e Frederic de Mayer, saem correndo da serra de Petrópolis onde fazem outro jantar beneficente no sábado pela mesma causa. Isso é que é boa ação do final de semana!!!! Parabéns rapazes.

Então pra você ficar babando em casa se liga no que vai à mesa......

Amuse Bouche :

Tartare de abóbora e nem nordestem (rolinho de folha de arroz, banana-da-terra e queijo coalho)

I Prato:

Carpaccio de vieiras marinadas no leite de coco e cítricos, caviar Mujol, lagostim na chapa e saladinha de palmito.

II Prato:

Dupla de tartare de robalo com yuzu e sushi de tempura de enguia.

III Prato:

Batata doce com bernaise chimarrão

IV Prato:

Ravioli de batata com provola, espinafre, camarões, alcachofra e pesto.

V Prato:

Cordeiro com crosta de shitake, purê frito de pistaches e crocante de pupunha com sauce de cumaru.

Sobremesas:

Tout de Chocolate
mignardises( seleção de minidoces)



Estamos de volta pessoal com muitas novidades essa é só pra abrir o apetite, Por que um jantar com a importância desse só com ACOZINHADELES!!!



TRES BIEN CHEFS!!!
AU REVOIR!!!

Le Pré Catelan

Av. Atlântica, 4240 - Copacabana
Rio de Janeiro
Solicite sua reserva:
2525-1160




Um comentário: